Criação de sites | Webdesign | Rio de Janeiro
Preparando o seu conteúdo

Ter um blog é dinheiro fácil?

Para um consumidor de informação na internet, a existência de BLOG’s não é indiferente. Mais do que isso, até segue com alguma frequência alguns dos Blogueiros atuais do mundo da internet, com o desejo de enriquecer o seu conhecimento com novidades, tendências, gostos e partilhas de experiências que se realizam nesta Blogosfera. Embora muitos Blogs existam meramente por satisfação pessoal dos seus autores, muitos utilizam este meio para lhes garantir importantes recursos econômicos. Mas será esta uma atividade rentável?

Importa em primeiro lugar caracterizar do que falamos quando nos referimos ao conceito de Blog.
Um Blog é simplesmente um website que permite uma atualização rápida de conteúdos através de inserção dos denominados artigos ou posts. Hoje em dia, os Blogs são associados quer a partilhas de artigos por pessoas que não se escondem e mostram o seu rosto, quer a websites de notícias/novidades sobre alguma componente em particular.

E como posso criar o meu próprio Blog?

Atualmente criar o seu próprio canal de comunicação online não exige conhecimentos avançados e pode até ser feito gratuitamente utilizando soluções já existentes no mercado (wordpress.com; blogspot.com; etc). No entanto, se pretende diferenciar-se do mercado e elevar o seu projeto a níveis profissionais, o recomendado é que utilize um host profissional, registre um domínio próprio  e comece a criar o seu próprio Website através do gestor de conteúdos WordPress.

Como ganhar dinheiro com um Blog?

Tal como em todos os trabalhos, também gerir um Blog exige esforço, dedicação e tempo. Quantos mais visitantes e seguidores conseguir alcançar (poderá utilizar redes sociais para lhe ajudar), maior o retorno econômico alcançado. Poderá começar com sistemas de anúncios simples como a publicidade da Google Adsense (pode inscrever-se gratuitamente e depois basta colocar os códigos de anúncios no seu website), e mais tarde, pela angariação de patrocinadores para o seu website. Neste último diversas, estratégias podem ser adotadas, desde a colocação de banners publicitários, à divulgação de produtos e serviços com ganhos por comissão.

Em Portugal os Blogs mais famosos são sobre Moda e Esportes. O Blog “Visão de Mercado” é  o numero 1 no esporte, enquanto os blogues da “Mini-saia”, “Blogue da Carlota” e “A Pipoca mais doce”, reinam no segmento da moda. Este último é apenas um dos maiores em Portugal, onde segundo o blogómetro (fonte: blogometro.aventar.eu) atinge mensalmente mais de 80 Milhões de visitas. Se utilizarmos a métrica muitas vezes usado neste âmbito para medir o retorno econômico, de 100 visitas = 1$, estaríamos a falar em valores em torno de 8mil dólares por mês. Mas  não se engane de facilidades para chegar a este nível exigiu anos de trabalho, de tempo dedicado, de investimento em publicidade e do simples fato de ser um mercado que na altura da sua criação, não se encontrava saturado.

Fazer Blogs em continua a sendo uma importante fonte de receita que poderá render uma boa quantia extra ao final do mês, se conseguir encontrar um bom nicho de mercado e ser criativo e original nas suas publicações. No entanto, prepare-se para despender bastante tempo e paciência sobretudo na fase inicial do seu projeto.

Fonte: https://blog.ycorn.com.br/publicar-um-blog-dinheiro-facil/
Adaptação: @kadusouza

Deixe um comentário

Your email address will not be published.